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    1. Que é o comunismo?
     O 
comunismo e uma seita internacional,   que segue a doutrina de Karl 
Marx, e trabalha para destruir a sociedade humana   baseada na lei de 
Deus e no Evangelho, bem como para instaurar o reino de   Satanás neste 
mundo, implantando um Estado ímpio e revolucionário, e organizando   a 
vida dos homens de sorte que se esqueçam de Deus e da eternidade.
     2. Qual é a doutrina que a seita comunista   ensina?
     A seita comunista ensina a doutrina   do mais completo materialismo.
     3. Que ensina o materialismo comunista a   respeito de Deus?
     O materialismo comunista ensina que   Deus não existe, e que só existe a matéria.
     4. Contenta-se a seita comunista em   ensinar que não há Deus e que só existe a matéria?
     A 
seita comunista dá grande   importância a um materialismo prático, em 
que o homem não cogita se Deus existe ou   não, mas procede, pensa e 
organiza sua vida sem se incomodar com Deus nem se   lembrar dEle. 
Assim, aos poucos chega também ao materialismo teórico. O comunista 
verdadeiro é materialista   teórico e prático, para poder levar seus 
prosélitos ao caminho aludido.
     5. Que pensa a seita comunista a respeito   da alma?
     Para a seita comunista o homem é só   matéria, e a alma não existe.
     6. Que pensa a seita comunista a respeito   da eternidade?
     Para
 a seita comunista o homem   desaparece totalmente após a morte. Não há 
Céu nem inferno, não há felicidade   nem castigo depois desta vida.
     7. Que pensa a seita comunista a respeito   da natureza humana?
     Para a seita comunista o homem é um   simples animal; embora mais evoluído do que o boi e o macaco, não passa de   animal.
     8. Qual e a primeira conseqüência prática   desta doutrina?
     A 
primeira conseqüência prática deste   materialismo é que o homem deve 
procurar sua felicidade somente nesta terra, e   no gozo dos prazeres 
que a vida terrena oferece.
     9. O homem, segundo o comunismo, depende de Deus e da sua   lei?
     Não. Uma vez que só há matéria, o   homem não depende de Deus, que não existe; ele é supremo senhor de si mesmo.
|   D. Sigaud: a Religião Católica é inimiga mortal do comunismo. O católico não pode ser socialista! | 
     10. A seita comunista dá   importância à Religião?
     Embora
 negue a existência de Deus, e   afirme que a Religião é coisa 
quimérica, o comunismo dá grande importância ao   fato de que existe a 
Religião no mundo, porque vê nela o seu maior inimigo. Lenine   a chama 
de “ópio do povo”.
     11. Por que a Religião é inimiga do   comunismo?
     A 
verdadeira Religião, que é a   Religião Católica, é inimiga mortal do 
comunismo, porque ensina exatamente o   contrário do que ele ensina, e 
inspira os fiéis a preferirem a morte às   doutrinas e ao regime 
comunista.
     12. Que faz o comunismo com a   Religião?
     Com
 a Religião Católica a luta do   comunismo é de morte: só poderia cessar
 se chegasse a destruir em todo o mundo   a Igreja verdadeira (o que é 
impossível). Quanto às outras religiões, a seita   usa de duas táticas: 
quando sente que uma delas é um empecilho para a sua   vitória, ataca-a;
 mas se vem a perceber que se pode servir de alguma religião   para se 
propagar, ou mesmo para matá-la, então a tolera e até favorece na   
aparência, para a destruir mais radicalmente.
     13. Para conquistar o poder, que faz a   seita comunista com referência à Igreja Católica?
     Para conquistar o poder, a seita   comunista procede da seguinte maneira com relação à Igreja Católica:
     a) 
Procura persuadir os católicos de   que não há oposição entre os 
objetivos da seita e a doutrina da Igreja. Procura   até apresentar as 
idéias comunistas como a realização da doutrina do   Evangelho.
     b) 
Procura criar uma corrente   intitulada de “católicos progressistas”, 
“católicos socialistas” ou “católicos   comunistas”, para desorientar e 
desunir os católicos.
     c) 
Procura atirar as organizações   católicas contra os outros adversários 
naturais do comunismo, como os   proprietários, os militares, as 
autoridades constituídas, para dividir e   destruir os que se opõem à 
conquista do poder pelo Partido Comunista.
     d) 
Favorece as modas e costumes   imorais para minar a família e portanto a
 civilização cristã da qual a família é   viga mestra.
     e) 
Mantém nas nações cristãs a   sociedade em constante agitação, 
fomentando antagonismo entre as classes, as   regiões do mesmo país, 
etc.
     14. Depois de conquistado o poder, que faz   a seita  comunista com a Igreja Católica?
     Sua
 tática com a Igreja Católica,   depois de conquistado o poder, varia de
 acordo com as circunstâncias. Mas os   passos da luta em geral são os 
seguintes:
     a) envolver os católicos nos   movimentos promovidos pelo Partido Comunista;
     b) afastar os Bispos, Sacerdotes e   Religiosos que resistem; se preciso, matá-los;
     c) liquidar os líderes católicos;
     d) separar a Igreja do país, da   obediência ao Santo Padre.
     15. Pode um católico colaborar com os   movimentos comunistas?
     A 
coisa que os comunistas mais   desejam é que os católicos colaborem com 
eles. Quem começar a colaborar,   terminará comunista. “Colaborou? 
Morreu!”
     16. Se o comunismo ensinasse que Deus   existe, e tolerasse a Religião, os católicos poderiam ser   comunistas?
     No dia em que o comunismo admitisse   que Deus existe, e que ele é Senhor nosso, já não seria propriamente   comunismo.
     17. Então a divergência entre a seita   comunista e o Catolicismo se verifica só no campo religioso?
     Não.
 Além do campo religioso, há   muitos outros campos em que as 
divergências entre a seita comunista e o   Catolicismo são irredutíveis.
     18. Em que outros pontos fundamentais   existe esta divergência radical?
     Esta
 divergência existe em todos os   pontos. Mas ela é mais fundamental em 
relação à verdade e à moral, à família, à   propriedade e à desigualdade
 social.
     19. Que ensina o comunismo a respeito da   verdade?
     Ensina
 a Igreja que Deus criou o   mundo e criou a alma humana, que é 
inteligente. A alma conhece a verdade das   coisas. Ela afirma que uma 
coisa é idêntica a si mesma, dizendo o que é, é; o   que não é, não é.
     O comunismo ensina que não há verdade.   Uma coisa pode ser e não ser, ao mesmo tempo. Uma coisa é ela e o contrário   dela.
     20. Então o comunismo não admite a   verdade?
     Não.
 Para o comunista não interessa   que uma afirmação corresponda à 
realidade ou não. Para ele, “verdade” é o que ajuda a   fazer a 
Revolução. A mesma afirmação pode ser hoje e amanhã, sucessivamente,   
“verdade” e “mentira”, de acordo com a conveniência do Partido. Assim, 
houve   tempo em que Stalin era um herói para a seita comunista. Hoje é 
um bandido   declarado. Não há verdade objetiva.
     21. Que outra grande divergência existe   entre o comunismo e o Catolicismo?
     O 
Catolicismo ensina que Deus é   absolutamente santo. E por isto, as 
ações humanas que estão de acordo com Deus   são boas; e as que vão 
contra a ordem que Ele estabeleceu são más.
     O 
comunismo,  que é materialista,   ensina que não existe moral. Quando 
uma ação é útil ao Partido, é boa; quando   prejudica o Partido, é má.
     22. Dê um exemplo.
     Para o católico as boas relações dos   filhos com os pais constituem um bem.
     Para
 o comunista, essas boas relações   podem ser um bem, e podem ser um 
mal. Se os pais se opõem à Revolução, o filho   deve odiá-los, 
denunciá-los, e, se for preciso, depor nos processos contra eles   e até
 matá-los. Se os pais trabalham para a Revolução, o filho deve 
mostrar-lhes   amor e colaborar com eles.
     23. Poderia dar outro   exemplo?
     Outro
 exemplo seria o seguinte. Se o   Brasil entrar em guerra contra a 
Rússia, o comunismo ensina que os brasileiros   deverão trair sua 
Pátria, trabalhar para que os nossos soldados sejam derrotados   e o 
Brasil dominado pelos soviéticos. Mas, se por desgraça o Brasil passar a
   aliado da Rússia, os brasileiros deverão mudar de orientação e lutar 
pela   vitória do Brasil.
     Em resumo: é bom o que ajuda a   Revolução, é mau o que a combate ou prejudica.
     24. O comunismo ensina a respeitar as   famílias?
     Como
 o homem é um animal, a família   vale tanto como um casal de bichos. 
Por isto o comunismo ensina a dissolver as   famílias, a violentar as 
mulheres dos povos que não são comunistas, e a   respeitar as “famílias”
 dos que o são.
     25. Que aconteceria às nossas famílias   católicas se o comunismo dominasse o Brasil?
     Os 
pais que resistissem à profanação   do seu lar poderiam ser mortos; as 
filhas e esposas ficariam expostas à   violação; as famílias perderiam 
suas propriedades e seriam arruinadas e   destruídas.
     26. O comunismo acha que o Direito é   sagrado?
     Como
 não admite a existência de Deus   nem da alma, o comunismo não 
reconhece a dignidade do homem e nega que o   Direito exista. Somente 
reconhece a força.
     27. Pode dar um exemplo?
     Se 
eu der um osso a um cão, este não   adquire um direito ao osso. Posso 
lhe tirar o osso sem ferir nenhum direito. A   razão é a seguinte: não 
tendo alma, o cão não é uma pessoa. Não sendo pessoa,   não tem direito.
 Uma vez que para o comunismo o homem não é pessoa, e sim   animal, ele 
não tem direito. O Estado lhe dá o que quiser, e quando quiser lhe   
tira. O homem é menos que um escravo; é uma rês.
     28. Qual é a definição do   homem?
     Para o católico: o homem é um animal   racional, dotado de personalidade e de direitos.
     Para o comunista: o homem é um animal   trabalhador.
     29. Qual é o papel do trabalho na   vida?
     Para
 o católico; o trabalho é meio de   conseguir certos recursos que 
possibilitam ao homem gozar dos bens que Deus   criou para ele. O 
trabalho existe para o homem.
     Segundo o comunismo, o homem existe   para o trabalho. O trabalho é o fim da vida.
     30. Se o homem é um animal trabalhador,   deve ele trabalhar sempre?
     Para
 a seita comunista quem não   trabalha não é homem. Quanto mais o homem 
trabalha, mais homem é. Assim, ele   pode mudar a sua própria natureza, 
vivendo somente para o trabalho.
     31. Então o homem não tem uma natureza   estável, que Deus lhe deu?
     Segundo a doutrina católica, tem.   Deus constituiu a natureza humana imutável. 
     Para
 o comunista, uma lei universal   levou a matéria até a forma humana. 
Esta forma está em evolução. É o homem que   dá a si mesmo a sua 
natureza, mediante o trabalho. O homem é o criador de si   próprio.
     32. Quem deve, então, ser   adorado?
     Para o católico, Deus deve ser   adorado, porque é o Criador do céu e da terra.
     O comunista recusa adoração a Deus. Em   vez de adorar ao Criador, ele adora o Estado comunista e totalitário.
     33. Qual é para o comunismo o critério   supremo da verdade, da moral e do direito?
     O 
critério supremo da verdade, da   moral e do direito é para o comunismo a
 ação revolucionária. Assim como para o católico o fim   supremo é a 
vida eterna, para o comunista o fim supremo da vida é a   Revolução.
     34. Que é a Revolução?
     Revolução,
 com maiúscula, é a   rejeição de Deus, de Cristo, da Igreja, e de tudo o
 que deles provém; é a   organização da vida humana somente segundo a 
razão humana e as paixões humanas.   Seu ideal é a Cidade do homem sem 
Deus, oposta à Cristandade e à ordem natural,   que é a Cidade de Deus.
     35. Que é a Cristandade?
     Cristandade
 é a sociedade temporal   organizada segundo Deus, isto é, de acordo com
 o direito natural e a palavra de   Deus, revelada por Jesus Cristo, 
transmitida, interpretada e aplicada à vida   pela Igreja Católica.
     36. Quais são os fundamentos da   Cristandade?
     Os 
fundamentos da Cristandade são   dois: o direito natural e a Revelação, 
trazida por Jesus Cristo e transmitida   pela Igreja Católica.
     37. Sobre que virtudes se baseia a   Cristandade?
     A Cristandade se baseia   principalmente sobre as seguintes virtudes: a fé, a castidade e a humildade.
     38. Que paixões desordenadas são a mola da   Revolução?
     O 
orgulho, que rejeita a fé; a   sensualidade que rejeita a castidade; a 
soberba, que rejeita a humildade, são as   molas principais da 
Revolução. 
     39. Quais são as conseqüências destas   paixões?
     Do 
orgulho, que rejeita a fé, nasce a   negação da vida eterna como fim da 
existência terrena, bem como a negação de   Deus, e de Cristo como 
Senhor do homem.
     Da 
sensualidade, que rejeita a   castidade, nasce o desejo de gozar esta 
vida de todas as formas, e em   conseqüência ela conduz ao desprezo e a 
dissolução da família.
     E 
da soberba, que rejeita a humildade,   nasce a revolta  contra a 
autoridade divina e humana, e contra todas as   limitações que o homem 
pode sofrer. De modo especial ela conduz ao   igualitarismo, isto é, ao 
ideal comunista de uma sociedade sem classes.
     40. Que se entende aí por classe   social?
     Classe
 social é um conjunto de pessoas   — e suas respectivas famílias — cujas
 funções na sociedade são diversas, porém   iguais em dignidade. 
Exemplo: advogados,  médicos, engenheiros, fazendeiros,   oficiais das 
Forças Armadas, apesar da diversidade de suas funções, constituem   com 
suas famílias uma mesma classe social. 
      
Todas as classes sociais são   dignas, mas não iguais em dignidade. Por 
exemplo: o trabalho manual é digno e   foi até exercido pelo Verbo 
Encarnado; todavia, a dignidade do trabalho   intelectual é 
intrinsecamente maior: o espírito é mais do que a matéria.
     41. A que título a   família faz parte da classe social?
     De 
acordo com a lei natural e a   doutrina da Igreja, a família participa 
de algum modo, não só do patrimônio,   como da dignidade, honra e 
consideração de seu chefe, com o qual forma um só   todo e a cuja classe
 social pertence. Sendo inerente à família a transmissão aos   filhos, 
não só do patrimônio dos pais, como também, de certo modo, da honra e   
consideração que se prende ao nome paterno, a presença da família na 
classe   social dá a esta um certo caráter de continuidade hereditária.
     42. Então uma pessoa não pode passar para   uma classe a que não pertence a sua família?
     Pode.
 Não se deve confundir classe   social com casta. No regime pagão das 
castas existe entre estas uma barreira   intransponível. Cada pessoa 
pertence necessariamente, por toda a vida, à casta   em que nasceu. 
Isto, quaisquer que sejam suas ações, boas ou más. Na civilização   
cristã, não há castas impermeáveis, mas classes sociais permeáveis. Ou 
seja, a   pessoa pertence à classe em  que nasceu, mas pode elevar-se a 
outra se tiver um   mérito saliente. Bem como pode decair, em razão de 
seu mau procedimento. Assim,   o princípio da hereditariedade se 
harmoniza com o postulado da justiça.
     O 
comunismo, ao invés, quer uma   sociedade sem classes, em que todos 
sejam iguais, no que contraria o princípio   natural da hereditariedade e
 as exigências da justiça.
     43. Se não há Direito, como pode, segundo   os comunistas, existir a sociedade? 
     A sociedade, segundo os comunistas,   existirá sem Direito: existirá pela força.
     44. Em mãos de quem ficará a força na   sociedade?
     Aqueles que representam o homem mais   perfeito hão de ter em suas mãos a força na sociedade.
     45. Quem representa o homem mais   perfeito, de acordo com o comunismo?
     Segundo
 o comunismo, os proletários   não tem nenhuma raiz que os prenda ao 
passado ou à sociedade presente, e   portanto são os homens mais livres 
de limitações; são eles que, unidos,   constituem a maior força 
revolucionária. Para a seita comunista o proletário é,   pois, o homem 
mais perfeito. De fato, em sua mentalidade não existem os   “entraves” e
 as “degenerescências” que ligam as outras classes à ordem social   
vigente. Por isso mesmo, a seita o considera   como o instrumento ideal 
da Revolução.
     46. Que devem fazer os proletários, de   acordo com o comunismo?
     De 
acordo com o comunismo, os   proletários devem mover guerra às outras 
classes, e implantar a ditadura do   proletariado, que pela violência 
extermine a Igreja, o Clero, os nobres, os   ricos, os proprietários, os
 que se realçam pela inteligência, todos os homens   independentes, e 
assim destrua tudo o que se opõe à Revolução.
     47. Como se chama esta oposição entre os   proletários e os demais cidadãos?
     Esta oposição se chama luta de   classes.
     48. Esta luta durará muito?
     Para
 os comunistas, esta luta não   terminará senão quando no mundo inteiro 
só houver a classe dos proletários,   isto é, dos trabalhadores que não 
têm nada de próprio.
     49. O indivíduo, no regime comunista, não   pode possuir nada?
     No regime comunista o indivíduo não é   dono de nada. Tudo é do Estado.
     50. O comunismo não admite por vezes o   direito de propriedade?
     Quando
 está no poder, o comunismo às   vezes concede o uso de algum imóvel a 
um ou outro trabalhador. Mas não reconhece   o direito de propriedade, 
pois pode tomar tudo a todos, quando quiser. O homem,   no regime 
comunista, não tem sequer direito ao fruto do seu trabalho.
     51. No regime comunista ninguém é, então,   dono de nada?
     No 
regime comunista ninguém é dono de   nada: nem do dinheiro, nem da 
fábrica, nem do campo, nem da casa, nem da   profissão, nem de si mesmo.
 Tudo é do Estado, tudo depende do Estado.
     52. Então o regime comunista é de   escravidão?
     O regime comunista estabelece a mais   completa escravidão, pois não reconhece ao homem nenhum direito.
     53. O comunismo respeita a vida   humana?
     Não.
 Uma vez que o homem não passa de   animal, o comunismo trata a vida 
humana como nós tratamos a dos bois. Se fôr   preciso, mata-se. Assim, 
para dominar a Rússia foi preciso assassinar cerca de   20 milhões de 
russos, ou fuzilando-os, ou deixando-os morrer de fome. Nos campos   de 
concentração da União Soviética, ao tempo de Stalin, calcula-se que 
havia 16   milhões de homens e mulheres de todas as categorias, padres, 
intelectuais,   operários, que trabalhavam como escravos e acabaram 
morrendo de miséria. Para   conquistar o poder, os comunistas chineses 
assassinaram vários milhões de   pessoas. Para dominar os católicos da 
Espanha, as milícias bolchevistas mataram   onze Bispos e 16.852 
Sacerdotes e Religiosos, bem como muitos milhares de pais    de família.
     54. No regime comunista, o operário pode   se queixar, fazer greve, trocar de serviço?
     Não.
 O Partido marca onde o operário   deve trabalhar. Neste trabalho ele 
deve produzir o máximo. Não pode reclamar, e   nem é bom pensar em 
greve, porque quem pensar vai para o degredo na Sibéria,   para um campo
 de concentração ou para a forca. No regime comunista o operário   não 
tem direito algum.
     55. Os comunistas mantêm sempre os   operários na miséria?
     Até
 hoje a situação material dos   operários em todos os países comunistas é
 em geral miserável. Todavia, a Rússia   promete que no ano 2000 os 
trabalhadores russos terão a mesma situação que têm   atualmente os seus
 colegas ocidentais. O comunismo não se interessa pelo   bem-estar dos 
operários senão enquanto ele é útil para a Revolução, por isso, se   os 
operários, obtido o bem-estar, começam a desobedecer, volta de novo a   
miséria. O comunismo trata os trabalhadores como reses, ou como 
escravos. O   senhor de escravos dava-lhes comida porque lhe interessava
 que eles fossem   fortes e sadios, para poderem trabalhar. Mas, se em 
dado momento parecer   necessário às autoridades comunistas reduzir 
gravemente o padrão de vida da   classe trabalhadora, em favor do 
desenvolvimento das industrias do Estado ou do   seu poderio militar, 
fá-lo-ão sem hesitação, pois para elas o operário é escravo   e o 
escravo não tem direito.
     56. Nos países não comunistas, o   comunismo quer melhorar a situação dos operários?
     Não.
 Nos países não comunistas o   comunismo quer que os operários fiquem 
tão miseráveis, que cheguem ao desespero,   e assim provoquem greves e 
desordens, as quais os comunistas aproveitarão para   derrubar o governo
 legítimo e implantar a sua ditadura.
     57. Nos países dominados pelos comunistas   não há diferenças de riqueza e de classe social?
     O 
comunismo promete abolir as   diferenças de riqueza e de classe. Mas 
isto é contra a natureza humana.   Destruindo a moral e o direito, o 
comunismo favorece um grupo de dirigentes e de   membros do Partido, que
 dispõem de grandes riquezas e vivem com fartura e luxo   em casas 
suntuosas, enquanto o operário em geral passa privações, e obrigado a   
trabalhar onde o Partido manda, tem para morar somente um quarto, onde 
se   amontoam os pais, os filhos e todos os membros da família, sem 
cozinha, nem   banheiro próprios. A diferença entre os que mandam e os 
outros é muito maior   que entre os capitalistas e os operários.
     58. Quem inventou este   regime?
     Quem
 inventou este regime foi Satanás,   que sabe que o melhor meio de levar
 os homens à perdição eterna é fazê-los   rebelarem-se contra a ordem 
constituída por Deus.
     59. Como que Satanás consegue adeptos para   este regime?
     Prometendo
 aos homens o paraíso na   terra se eles renunciarem a Deus e ao Céu, 
Satanás consegue enganá-los como o   fez a nossos primeiros pais, e o 
resultado é o inferno na terra e na   eternidade.
     60. Como se implanta o regime   comunista?
     O 
regime comunista é implantado, em   geral, pela violência. Os comunistas
 procuram chegar ao poder de qualquer   modo: por eleições, por pressão 
de tropas estrangeiras, por golpes armados. Uma   vez no poder, destroem
 toda oposição, e implantam a ditadura, em nome do   proletariado.
     61. Então são os operários que passam a   mandar?
     Não.
 Os operários não mandam. Eles   passam à situação de escravos, 
trabalham onde o governo os manda trabalhar, não   podem se afastar 
dali; recebem o salário que o governo quer e, se reclamam,   podem até 
ser fuzilados.
     62. O comunismo admite direito à   greve?
     Nos
 países que quer dominar, o   comunismo exige que a lei estabeleça o 
direito de greve; e organiza paredes   para desmantelar a economia 
nacional. Mas, uma vez dominado o país, não tolera   a greve em nenhuma 
hipótese, e sujeita o operário à mais tirânica escravidão.
     63. É somente pela violência que o   comunismo é implantado?
     Em geral o comunismo é implantado pela   violência; mas ele é preparado por muitas atitudes dos cristãos.
     64. Que atitudes dos cristãos preparam a   vitória do comunismo?
     Como
 o comunismo nasce do   materialismo, da sensualidade e do orgulho, o 
materialismo prático dos cristãos   que vivem como se não houvesse a 
eternidade cria o caldo de cultura em que o   bacilo comunista 
prolifera.
     65. Dê alguns exemplos destes   materialistas práticos.
     Posso
 dar os seguintes exemplos: quem   só se preocupa com ganhar dinheiro; 
quem procura gozar dos prazeres da vida,   embora lícitos, sem se 
interessar pela prática da oração e da penitência; quem   se entrega ao 
jogo; quem freqüenta lugares suspeitos; quem se veste com   
sensualidade, sem modéstia; quem dança as danças modernas; quem lê 
revistas   obscenas ou sensuais; os freqüentadores do cinema e da 
televisão imorais; quem   se desinteressa pela graça santificante, 
pecando como se não houvesse   pecado.
     66. Que tem feito a Igreja pelos pobres e   operários?
     A 
Igreja, ao longo da Historia,   aboliu a escravatura, defendeu os fracos
 e pobres, ensinou os ricos e poderosos   a amparar os humildes, 
difundiu a justiça e a caridade. Organizou os   trabalhadores em grandes
 sociedades chamadas corporações, que cuidavam de sua   formação 
técnica, de sua prosperidade material, do bem espiritual deles e de sua 
  família, lhes davam assistência na doença e cuidavam dos seus filhos 
em caso de   morte. Estas associações sofreram um golpe de morte com a 
Revolução Francesa,   mas duraram em muitos países até as agitações do 
ano de 1848; na Alemanha elas   ainda existem.
     67. Depois de 1848 a Igreja não fez mais   nada pelos operários?
     O 
individualismo introduzido pela   Revolução Francesa destruiu as 
corporações católicas e deixou os operários   entregues à própria sorte.
 Então a Igreja empreendeu um grande trabalho em favor   deles, 
simultaneamente em três pontos.
     68. Qual foi a primeira frente que a   Igreja atacou?
     A 
Igreja Católica procurou, de   início, principalmente minorar a miséria 
das pessoas. Para este fim multiplicou   as Santas Casas, os orfanatos, 
asilos para velhos, Oratórios festivos, creches,   e obras de 
assistência social. Assim é que, para dar um exemplo, no Estado de   São
 Paulo, atualmente, de cada cem instituições de caridade ou de 
assistência,   oitenta são mantidas pela Igreja Católica. Os comunistas 
não mantêm nenhuma. As   vinte restantes pertencem a outras igrejas, às 
organizações leigas e ao Poder   público. Nos outros Estados do Brasil, a
 proporção de obras mantidas pela Igreja   é ainda maior. E note-se que 
as instituições de caridade e assistência mantidas   e dirigidas pela 
Igreja funcionam admiravelmente. Basta ver um hospital dirigido   por 
Religiosas.
     69. Qual foi a segunda frente que a Igreja   atacou?
     Enquanto
 fundava e organizava   instituições de caridade e de assistência, a 
Igreja lutava para corrigir os   defeitos da sociedade que geravam tanta
 miséria. Desde o Papa Pio IX, e   principalmente no pontificado de Leão
 XIII, Ela insistiu com os ricos, os   patrões, o Estado e os 
trabalhadores para que se lembrassem da ordem social que   Deus quer e 
Jesus Cristo fundou, e se aplicassem a melhorar as condições de vida   
do operário. Os Papas ensinaram que o trabalho não é mercadoria, e que o
 homem   que trabalha tem direito a um salário nas seguintes condições: 
a) que lhe   permita viver com dignidade; b) que dê para criar e educar 
os filhos; c) que   possibilite ao trabalhador diligente e econômico 
formar um pecúlio que melhore a   sua situação e lhe garanta o futuro.
     70. Os ensinamentos dos Papas tiveram   resultado?
     Os 
ensinamentos dos Papas já   modificaram completamente, em muitos países,
 a mentalidade dos patrões e dos   operários, e melhoraram felizmente as
 condições destes últimos. Mas a Igreja   continua a insistir, e o atual
 Pontífice, Sua Santidade o Papa João XXIII,   publicou há pouco a 
Encíclica “Mater et Magistra”, em que ensina mais uma vez   como os 
patrões devem tratar os trabalhadores, para que haja justiça, caridade e
   paz.
     71. Qual foi a terceira frente em que a   Igreja empreendeu o grande trabalho em favor dos operários?
     A 
Igreja, enquanto atendia as misérias   mais gritantes e imediatas, e 
ensinava aos patrões e operários como deviam ser as   suas relações de 
acordo com a justiça e a caridade, promovia a organização   destes e 
daqueles em associações, que se chamam corporações, círculos operários, 
  etc. Estas organizações formam nos vários países grandes 
confederações, como na   França a Confederação dos Trabalhadores 
Cristãos, na Itália a Associação   Católica dos Trabalhadores Italianos,
 no Brasil a Confederação dos Círculos   Operários etc.
     72. Em que mais os Papas   insistiram?
     Os 
Papas insistiram em que os   operários se unam, para juntos defenderem 
os seus direitos, respeitando, porém,   os direitos dos patrões. Os 
Papas aconselham a estes que, na medida do possível,   melhorem o 
salário e as condições dos trabalhadores, dando-lhes mais do que o   
estritamente justo.
     73.
 Quais os Papas que mais se salientaram   , na ação em favor dos  
direitos do operário, e da justiça e harmonia entre as   classes 
sociais?
     Todos
 os Papas se têm desvelado pela   melhora da dura situação que começou 
para os operários com a Revolução Francesa.   De um modo especial 
devem-se mencionar os seguintes Pontífices: Leão XIII,   autor da 
Encíclica “Rerum Novarum”; Pio XI, autor da Encíclica “Quadragesimo   
Anno”; João XXIII, autor da Encíclica “Mater et Magistra”.
     74. Que Papas se salientaram na luta   contra o comunismo?
     Todos
 os Papas, de Pio IX a João   XXIII, tem condenado o comunismo. A 
Encíclica “Divini Redemptoris” de Pio XI   trata especialmente do 
assunto, com grande, clareza e vigor. Durante o   pontificado de Pio 
XII, a Suprema Sagrada Congregação do Santo Ofício fulminou   com a pena
 de excomunhão quem pertence ao Partido Comunista ou colabora com   ele.
     75. Quais as conseqüências práticas desta   excomunhão?
     Os 
membros do Partido Comunista e os   que com ele colaboram não podem 
receber os Sacramentos nem ser padrinhos de   batismo, confirmação e 
casamento, ficam privados de enterro religioso e   sepultura 
eclesiástica, e não se pode celebrar em público missa em sufrágio de   
suas almas.
     76. Os comunistas têm direito de divulgar   suas doutrinas, de viva voz, ou pela imprensa, rádio e outros meios de   propaganda?
     Não. Segundo a doutrina católica o   erro não tem direito de ser difundido. Cumpre ao Poder Público proibir-lhe a   propaganda.
     77. Haverá outro meio de preparar os   homens para o comunismo?
     Outro meio de preparar os homens para   o comunismo é o socialismo.
     78. Que vem a ser o   socialismo?
     O 
socialismo é o sistema que professa   que todos os meios de produção, de
 transporte, o ensino, a assistência, toda a   propriedade, devem 
pertencer ao Estado.
     79. Para o socialismo, qual é o papel do   indíviduo?
     Para
 o socialismo o individuo é meio   e não fim da sociedade. Por isto o 
Estado deve se ocupar de tudo, e cuidar do   indivíduo em todos os 
setores, deixando a este somente aquilo que o Estado mesmo   não pode 
fazer.
     80. Neste caso, o socialismo é o mesmo que   o comunismo?
     Não.
 O fim de um e outro é o mesmo o   estabelecimento de uma sociedade sem 
classes, a abolição da propriedade privada   e da iniciativa privada, e a
 entrega ao Estado de todos os meios de produção. A   diferença está em 
que o socialismo procura alcançar estes objetivos com meios   brandos, 
usando da propaganda doutrinária e  das eleições, enquanto que o   
comunismo prefere recorrer à violência. Os meios são diferentes, mas o 
fim é o   mesmo. O socialismo é como uma rampa pela qual o mundo desliza
 suavemente da   ordem natural e divina para o comunismo.
     81. Há formas moderadas de   socialismo?
     Há 
formas moderadas de socialismo.   Tais formas existem sempre que se 
exagera, em medida maior ou menor, a ação do   Estado, em detrimento da 
iniciativa individual ou da propriedade privada.
     82. Pode o católico ser   socialista?
     O 
católico não pode ser socialista,   porque o socialismo contradiz a 
doutrina da Igreja, que estabelece o seguinte   princípio: o Estado 
existe para realizar as tarefas de bem comum de que nem os   indivíduos,
 nem as famílias, nem as sociedades intermediárias são capazes por   si 
mesmos. Este princípio defendido pela  Santa Igreja, e de modo especial 
pelo   Santo Padre João XXIII na Encíclica “Mater et Magistra”, chama-se
 o “princípio   da subsidiariedade”.
     83. Que dizem os Papas sobre o socialismo   moderado?
     Os 
Papas dizem que,  consistindo o   socialismo, ainda que moderado, no 
exagero da ação estatal, é sempre condenado,   porque incompatível com a
 justiça e a ordem natural estabelecida por Deus. Por isto disse Pio XI 
que o socialismo   — mesmo quando moderado — “não pode conciliar-se com a
 doutrina católica”   (Encíclica “Quadragesimo Anno”).
     84. Que dizer então do chamado   “socialismo cristão” ou “católico”?
     O 
chamado “socialismo cristão” ou   “socialismo católico” é uma aberração 
tão grande como se alguém falasse de um   protestantismo católico ou de 
um círculo quadrado.
     85. Qual a técnica que o comunismo usa   para conquistar as elites?
     A 
técnica usada pelo comunismo para   conquistar as elites consiste em 
promover o convívio e a colaboração delas com   núcleos da seita. Os 
comunistas aos poucos as vão levando a pensar à maneira   materialista. 
Levam-nas primeiro a agir como materialistas, para terminarem   pensando
 como materialistas. 
     Os 
comunistas usam também um processo   de mudança da maneira de pensar, em
 geral sem discutir, que denominam de   “lavagem cerebral”.
     86. Que meios usa o comunismo para   conquistar as massas?
     Os 
grandes meios utilizados pelos   comunistas para conquistar as massas 
são a revolta e as promessas. Pela   revolta, o comunismo açula a classe
 operária contra os ricos. Pelas promessas   desperta nos corações a 
inveja e a cobiça. Para conquistar as inteligências do   povo usa da 
propaganda, menos para convencer do que para saturar os cérebros   com 
as idéias que convêm ao Partido, e tirar as que lhe são contrárias. Ao  
 Partido não interessa se a propaganda diz verdades ou mentiras: o que 
interessa   é martelar até que a idéia pegue.
     87. Quais são os pontos mais visados pela   seita comunista em sua campanha para dominar um país?
     Os 
pontos mais visados pela campanha   comunista no primeiro período, que é
 o da destruição da sociedade católica, são   os seguintes: direito de 
propriedade, forças armadas, pátria, família, e   sobretudo a Religião. 
Para quebrar todas as resistências, procura-se encher o   povo de ódio 
contra tudo isto.
     88. Que reformas o comunismo apregoa, para   dominar um país?
     Para
 dominar um país o comunismo   apregoa a necessidade de várias reformas.
 A primeira é a reforma agrária,   depois vem a reforma urbana, a 
comercial e a industrial, todas elas de caráter   mais ou menos 
acentuadamente expropriatório e socialista.
     89. Em que consiste a reforma agrária que   os comunistas querem?
     Os 
comunistas, tomando por pretexto a   situação não raras vezes lamentável
 do trabalhador rural, e a conveniência de   favorecer-lhe o acesso à 
condição de proprietário, promovem o confisco das   propriedades rurais 
grandes e médias. Desde que haja só propriedades pequenas,   caem todas 
sob o controle absoluto do Estado.
     90. De que maneira uma tal reforma agrária   prepara a Revolução desejada pelo comunismo?
     De tal reforma agrária o comunismo   tira diversas vantagens:
     a) ela destrói as elites rurais,   coluna indispensável da ordem social;
     b) cria uma grande desordem no campo,   com lutas, violências, homicídios;
     c) daí nasce uma grande penúria e   grande fome no campo e na cidade;
     d) 
assim se enfraquece a nação e se   leva o povo ao desespero. Com isto as
 resistências anticomunistas ficam   prejudicadas, e o Partido pode dar o
 golpe da Revolução.
     91. A Igreja concorda com   uma reforma agrária que viole o direito de propriedade?
     A 
Igreja condena toda reforma agrária   que não respeite como sagrado o 
direito da propriedade, seja do grande   fazendeiro, como do pequeno 
sitiante. Em ambos os casos este direito é   sagrado.
     92. Que reforma agrária a Igreja   abençoa?
     A Igreja abençoa uma reforma agrária   que atenda aos seguintes pontos fundamentais:
     a) respeito pela legítima propriedade,   qualquer que seja o seu tamanho;
     b) fornecimento por parte do Estado,   de assistência técnica, social e financeira ao lavrador;
     c) colonização da imensa reserva de   terras inaproveitadas da União, Estados e Municípios;
     d) concessão de crédito aos grandes   proprietários que queiram dividir e colonizar suas terras;
     e) 
concessão de crédito a juros baixos   e prazo longo, para os 
agricultores que queiram adquirir terras, montar suas   fazendas ou 
sítios;
     f) assistência religiosa e educacional   aos homens do campo;
     g) facilitar a formação de   cooperativas agrícolas, livres, de iniciativa particular;
     h) facilitar o armazenamento e   transporte dos produtos da agricultura.
     93. A Igreja proíbe a   expropriação de uma gleba para fins sociais?
     A Igreja admite a expropriação de uma   gleba para fins sociais, mas com grandes cautelas:
     a) é
 preciso que se trate de alcançar   um bem comum proporcionadamente 
grande, ou de afastar um mal proporcionadamente   grande;
     b) é preciso que não haja outra   solução que não seja dispor da gleba; 
     c) é necessário que se tenha antes   tentado, sem êxito, a aquisição amigável do imóvel;
     d) é
 necessário que o dono receba, no   ato da desapropriação, e em 
dinheiro, o preço justo, correspondente ao valor   real e atual do 
imóvel, seja esse valor grande ou pequeno.
     94. Há casos especiais de   desapropriação?
     Sim.
 Por exemplo, se a finalidade da   obra a ser executada em determinada 
gleba o exigir, o Estado poderá   desapropriar, além desta, as glebas 
vizinhas, a fim de que a obra aproveite ao   maior número de pessoas.
     95. Qual o ideal remoto da sociedade   comunista?
     A 
sociedade comunista ideal, diz a   seita, será, depois dos horrores da 
ditadura do proletariado, uma sociedade sem   classes nem proprietários,
 onde todos serão iguais, todos trabalharão, cada   qual segundo as suas
 forças, e cada um receberá da sociedade tudo o de que   precisar. Será 
este o paraíso na terra.
     96. Este ideal corresponde à vontade de   Deus?
     Este ideal é oposto à vontade e aos   planos de Deus em pontos essenciais:
     a) 
Deus não quer que este mundo seja   um paraíso, e sim um lugar em que ao
 lado de puras alegrias nós encontremos   grandes sofrimentos, e assim, 
carregando a nossa cruz, nos santifiquemos. Nosso   paraíso nos espera 
na outra vida.
     b) 
Deus quer que cada indivíduo   procure o seu bem-estar por seu esforço 
pessoal, amparado pelo Estado, mas não   substituído por ele.
     c) 
Deus quer que entre os homens haja   desigualdades, as famílias formem 
classes distintas, umas mais altas que as   outras, sem hostilidade 
recíproca, com caridade, e sem exagerada diferença: não   deve haver 
alguns miseráveis, e outros excessivamente ricos.
     97. Deus quer então que haja pobres e   ricos, nobres e plebeus?
     Está
 de acordo com os planos de Deus   que existam pobres e ricos, gente 
humilde e gente importante, mas baseada toda   esta hierarquia na 
justiça e na caridade.
     98. Qual a última causa da desigualdade   entre os homens?
     A 
última causa da desigualdade entre   os homens é a sua liberdade. Dada a
 natural desigualdade de   talentos e virtudes entre os homens, estes só
 podem ser mantidos num mesmo nível   econômico mediante uma ditadura de
 ferro, que suprima toda liberdade e toda   iniciativa.
     99. Como se chama a tendência que leva o   homem a odiar as diferenças sociais, a querer uma sociedade sem   classes?
     A tendência que leva a querer que   todos sejam iguais e a odiar as diferenças de classe chama-se:   igualitarismo.
     100. Quais são os vícios que alimentam o   igualitarismo?
     Os vícios que alimentam o   igualitarismo são:
     a) a inveja, que não tolera que o   próximo seja melhor, ou mais sábio, ou mais rico;
     b) o orgulho, que não tolera ninguém   acima de nós;
     c) a soberba, que não se conforma com   os planos de Deus.
     101. Que manda a justiça   social?
     A 
justiça social manda que o Estado   providencie que cada família possa 
conseguir por seu trabalho o necessário para   seu sustento, educação de
 seus filhos e formação de uma reserva para o futuro,   de modo que haja
 o menor número possível de miseráveis, e os ricos não sejam   
demasiadamente ricos. Assim a sociedade será como uma pirâmide: com 
pessoas que   vivem só de seu trabalho, pequenos proprietários, pessoas 
remediadas, ricos, e   alguns muito ricos.
     102. A justiça social   manda que todos sejam iguais em fortuna e posição social?
     Não.
 Que todos os indivíduos e   famílias fossem iguais seria uma injustiça 
social, porque importaria na   destruição da liberdade, da iniciativa 
privada e do direito dos filhos a herdar   dos pais.
     A boa sociedade católica e humana é   desigual, hierarquizada.
     _________
     Fonte: D. Geraldo de Proença Sigaud, S.V.D., Arcebispo de Diamantina, Catecismo   Anticomunista, 3ª. Ed. Editora Vera Cruz. São Paulo, 1963. 
     _________
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Falleiro Garcia. 
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