Durante o pontificado de João Paulo II, a
mídia fez uma grande propagação de suas viagens apostólicas e os
diplomatas e suas belas fotos com crianças, idosos, doentes,
governantes e pessoas com trajes típicos.Mas
havia uma parte muito importante do Papa João Paulo II que a mídia
deixou na escuridão completa. Não fez a menor da promoção, eu não sei
se por ignorância ou omissão dolosa. É o "lado negro" do Papa João
Paulo II, não porque é negro, mas porque foi no escuro dos arquivos do
Vaticano.Por esta razão que
alguns acharam que João Paulo II foi dedicado às viagens e negligenciado
o interior da Igreja, eu quis fazer uma lista (de nenhuma maneira
exaustiva) de algumas coisas que, ano após ano, foram feitas durante o
Papa João Paulo II para defender a fé e a disciplina dentro da Igreja. Beatus Ioannes Paullus II, ora pro nobis!Começando pelo primeiro ano de seu pontificado:
1979
• Janeiro. Puebla. João Paulo II condenou a Teologia da Libertação "heresia" que confunde a libertação política marxista, econômica e social, com a salvação em Jesus Cristo.
• Fevereiro. A Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) adverte Pe. Bernard Haring, um padre redentorista, por sua franca oposição aos ensinamentos da Humanae Vitae.
• O CDF adverte o dominicano francês Jacques Pohier e proíbe a condução e ensino em público das celebrações litúrgicas para a seu ambíguo e enganoso conceito à respeito de Deus e da Eucaristia.
• Nos EUA, o núncio reiterou o ensinamento da Igreja sobre a ordenação de mulheres.
• Outubro. Lembrou as freiras, a importância do uso externo do hábito e também mostrar sua dedicação por meio do uso de um hábito simples e religioso adequado.
• Dezembro. O CDF adverte o teólogo holandês Edward Schillebeekx por suas declarações ambíguas sobre cristologia que ele se recusava a retificar.
1979
• Janeiro. Puebla. João Paulo II condenou a Teologia da Libertação "heresia" que confunde a libertação política marxista, econômica e social, com a salvação em Jesus Cristo.
• Fevereiro. A Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) adverte Pe. Bernard Haring, um padre redentorista, por sua franca oposição aos ensinamentos da Humanae Vitae.
• O CDF adverte o dominicano francês Jacques Pohier e proíbe a condução e ensino em público das celebrações litúrgicas para a seu ambíguo e enganoso conceito à respeito de Deus e da Eucaristia.
• Nos EUA, o núncio reiterou o ensinamento da Igreja sobre a ordenação de mulheres.
• Outubro. Lembrou as freiras, a importância do uso externo do hábito e também mostrar sua dedicação por meio do uso de um hábito simples e religioso adequado.
• Dezembro. O CDF adverte o teólogo holandês Edward Schillebeekx por suas declarações ambíguas sobre cristologia que ele se recusava a retificar.
• A 15 de dezembro, o CDF afirma que "o
professor Hans Küng [suíço-alemão] foi ferido em seus escritos, a
integridade da verdade da fé católica e, portanto, não pode mais ser
considerado um teólogo católico e não poderia, por si só, levar a cabo a
tarefa de ensinar. "
1980
• Janeiro.
Papa na Holanda, resolve definitivamente algumas ambiguidades e
exageros do "conselho pastoral dos Países Baixos" sobre a confissão,
Eucaristia, os sacerdotes, catequese e ecumenismo.
• 14
de outubro. O CDF re-estabelece em uma carta circular, as regras para a
dispensa do celibato sacerdotal e laicização de padres ao deixar o
ministério.
• Novembro
de 20. Os retornos CDF para avisar o P. Edward Schillebeekx, apontando
que não tinha retificado sua ambigüidade cristológica.
1981
• 17
de fevereiro. O CDF age para corrigir os erros generalizados na
"Declaração da Conferência dos Bispos da Alemanha" no que diz respeito à
adesão de maçons e católicos das organizações de defesa da pena de
excomunhão para eles.
• 06 de outubro. O Cardeal Casaroli
(Secretário de Estado) entregou uma carta do Papa ao Pe. Pedro Arrupe, o
general jesuíta, informando-lhe que não se aceita a nomeação do
P.O'Keefe e em vez disso, nomeia um delegado de sua confiança, P. Paolo
Dezza sj para governar a Companhia de Jesus e ajudá-la a discernir
sobre os desvios para acompanhar o retorno do seu encanto original. Os
jesuítas da França concordaram em qualquer intervenção do Papa, mas ao
resto do mundo muitos jesuítas se rebelaram, causando uma perda de mais
de 25% dos membros da ordem.
• Novembro.
Na Exortação Apostólica Familiaris Consortio, confirma os ensinamentos
da Humanae Vitae sobre a imoralidade da contracepção, e confirma que
os divorciados e recasados não podem ter acesso à Eucaristia, a menos
que eles escolhem para viver como irmãos.
1982
• Março
27. O CDF atua para corrigir equívocos e lacunas no ecumenismo, que
tinha sido incorporada no Relatório Final da Anglicano-Católica Romana
Internacional.
• Junho
de 29. O Papa escreveu aos bispos da Nicarágua, para condenar a
chamada "igreja popular", ligada à base e fortemente influenciado pela
teologia da libertação.
• Agosto de 23. Estandes da Prelazia pessoal da Santa Cruz e Opus Dei.
1983
• Janeiro 25. Promulgado o novo Código de Direito Canônico, imbuídos de uma misericórdia renovada disciplinar.
• Março.
Manágua. Papa censura publicamente Ernesto Cardenal, que se juntou o
governo sandinista (regime socialista feroz). Resiste destemido gritos
de "mães da revolução" durante a Missa e, bravamente, reitera a sua
firme condenação da igreja popular e o falso ecumenismo dos cristãos
que se envolvem no processo revolucionário.
• O CDF expulsa a irmã Agnes Maria
Mansour da Congregação das Irmãs da Misericórdia, devido à sua
militância a favor do aborto. Foi o primeiro de uma longa série de
abandonos religiosos presos pelo espírito modernista.
• Envia
a Arz. Washington, em seu nome, para fazer uma visita apostólica ao
arcebispo Raymond Hunthausen, Arcebispo de Seattle, a fim de verificar a
sua posição errada sobre o desarmamento e a evasão fiscal.
• Novembro
de 26. A CDF, devido a algumas más interpretações do novo Código de
Direito Canônico, que já não contém a palavra "Maçonaria", responde,
confirmando que a fé católica e a Maçonaria são incompatíveis e que os
cristãos que pertencem a lojas maçônicas estão em pecado grave e
excomungados.
1984
• O CDF analisa o trabalho do teólogo peruano Gustavo Gutiérrez e difine que o mesmo é fortemente influenciada pelo marxismo.
• Junho de 13. O CDF solicita, mais uma vez a Edward Schillebeeckx sua adesão à doutrina católica do sacerdócio.
• Agosto 6. Com a Instrução Pastoral Libertatis Nuntius a CDF condena mais uma vez, a Teologia da Libertação marxista.
• Setembro
7. A CDF chama o teólogo da libertação brasileiro Leonardo Boff, para
chamar a atenção para a sua adesão à ideologia marxista.
• Os bispos peruanos estão convocados a Roma para discutir os danos à Teologia da Libertação.
• Dezembro.
O Geral dos Jesuítas, Pe. Peter Hans Kolvenbach foi expulso da ordem
junto com o Pe Fernando Cardenal (irmão de Ernesto) e foi participar do
governo da Nicarágua socialista como o ministro da educação.
• Dezembro
2. Na Exortação Apostólica Reconciliatio et Paenitentia o Papa recorda
a correta prática do sacramento da Penitência e condena veementemente
os abusos da confissão da comunidade como um meio de confessar.
1985
• A CDF chama Pe Bulany Gyorgy, um
sacerdote húngaro, um membro da base, para repreendê-lo por sua postura
como um defensor da objeção de consciência ao serviço militar,
considerado inerentemente mau. Os escritos do Padre Bulany havia sido
vetado pela CDF.
• Março
11. A CDF publica um anúncio a dizer que a escolha do P. Leonardo Boff
em seu livro "Igreja, Carisma e Poder" é condenável e herético que
pode comprometer a Sã Doutrina.
• A CDF relatatou e advertiu os desvios dos Carmelitas Descalços.
• O polêmico bispo brasileiro Dom Helder
Câmara foi substituído pelo Arcebispo Cardoso Sobrinho, que teve que
fazer uma reestruturação profunda da diocese de enfrentar rebeliões dos
professores, sacerdotes, religiosos fortemente influenciados pela
teologia da libertação.
• Abril
9 a 13. Se realiza o Congresso Loreto da Igreja italiana. A
intervenção do Papa marca o início de uma jornada de profunda renovação
na Igreja da Itália, para atender a necessidade de uma nova
evangelização.
1986
• Março
22. A CDF emitiu a Instrução "Libertatis", como um novo alerta para a
influência da teologia da libertação marxista na pastoral.
• Setembro
15. A CDF emitiu uma nota anunciando que a concepção do ministério
sacerdotal do professor Schillebeeckx é herético e não é ensinamento da
Igreja.
• Julho
25. A CDF suspende o teólogo norte-americano Charles Curran e o
classifica como "inapto para ensinar a teologia católica" por sua
postura crítica contra a Humanae Vitae e por ser um defensor da
"legitimidade da dissidência".
• O Bispo Raymond Hunhausen escreve uma
carta aos seus sacerdotes lhes dizer que renuncia ao poder pastoral
diocesano, como determinado pela Santa Sé por sua visão equivocada da
liturgia, a péssima formação do clero, pelos padres que deixaram o
ministério e outros assuntos morais.
• 01
de outubro A CDF emite uma carta repudindo à prática homossexual. Esta
carta desencadeou uma violenta campanha de difamação para o Cardeal
Ratzinger.
1987
• O abade da Basílica de São Paulo Fora
dos Muros, P. Giuseppe Nardin, é chamado a se demitir e aposentar-se a
um lugar de oração, como resultado dos comentários sobre sua
colaboração com o ex-abade, Giovanni Franzoni, fundador da Comunidade
de base de São Paulo, filiado ao Partido Comunista.
• A CDF determina que Dom Matthew Clark,
Bispo da Diocese de Rochester, que remova o imprimatur de um manual bem
amplo sobre educação sexual para os pais.
• Abril.
O Cardeal Joseph Tomko, prefeito da Congregação para a Evangelização
dos Povos, expulsa o Pe Zanotelli Nigrizia da direção da revista local.
Pe Zanottelli tinha dado a mesma revista uma forte tendência
socialista e não havia vestígios de sua causa missionária.
• A Congregação dos Religiosos corrige a
Ordem dos Capuchinhos de algumas más interpretações do Concílio
Vaticano II sobre uma "igualdade de oportunidade" para os padres
seculares e religiosos.
1988
• Por
despacho da CDF, foram expulsos da universidade jesuíta os padres José
Maria Castillo e Juan Antonio Estrada. O padre Benjamin Claretiano
Forcano é removido da gestão do jornal "Missão Open" pelos seus desvios
da verdadeira doutrina.
• Junho
de 2. A Congregação para o Culto Divino afirma que de maneira nenhuma é
aceitável leigos para celebrar o Sacrifício Eucarístico, na ausência
de um sacerdote validamente ordenado.
• Junho
de 28. Com a Constituição Apostólica Pastor Bonus, o Santo Padre faz
uma completa reorganização da Sé Apostólica de Roma, dando um novo
impulso.
• Julho.
A CDF publicou o "Profissão de Fé" e "juramento de lealdade", lembrando
o dever de obediência a consciência de todo o conteúdo transmitido
pelo Magistério Ordinário e universal da Igreja, a verdade sobre a
doutrina que protege a fé e costumes, com os ensinamentos do Papa e do
colégio episcopal quando exerce o seu magistério autêntico.
• Julho
1. A Congregação para os Bispos emitiu um decreto Dominus Marcellus
Lefebvreem para comunicar a pena de excomunhão pelo arcebispo
tradicionalista que gerou um cisma com seus seguidores.
• Julho
2. O Papa emitiu seu Motu Proprio Ecclesia Dei Lefebvre e falando
sobre a necessidade de ressaltar a continuidade que deve existir entre o
Concilio e a Tradição.
• Agosto
de 15. Na Carta Apostólica Mulieris Dignitatem, o Papa reiterou que a
doutrina da ordenação sacerdotal está reservado somente aos homens.
• O Núncio Apostólico no Brasil, Dom
Carlo Furno, entregou uma carta a D. Pedro Casldáliga, Bispo de São
Félix, repreendendo sua simpatia com a teologia da libertação e
limitando as suas competências pastorais. O bispo vestido como um
guerrilheiro se recusa a receber a carta.
1989
• Janeiro
6. 163 teólogos de países de língua alemã, assinaram a "Declaração de
Colónia" sobre a questão do dever de obedecer à Sé Apostólica, em
certas verdades fundamentais da fé como os ensinamentos da Humanae
Vitae. Os bispos pedem que a nomeação para o episcopado seja por meio
de voto popular. O Santo Padre responde ponto por ponto para os
rebeldes e rejeita suas propostas.
• A Santa Sé vetou a publicação e
divulgação do livro contendo os trabalhos do Congresso de moralistas
católicos, realizada em Roma em abril de 88. O livro contém um
relatório elaborado pelo Pe. Bernard Häring que foi advertido pela CDF
pelo devido da sua oposição aos ensinamentos da Humanae Vitae.
• Por
intervenção direta da Congregação para a Educação Católica, a
Universidade Lateranense expulsou da cadeira da cátedra o professor Don
Luigi Sartori por ser um dos promotores das ideias rebeldes da
Declaração de Colônia.
• Março.
Pe. Eugenio Melandri, Xaverianos depois de dez anos na direção da
revista "Missão" é expulso e revista é comprada a pedido do Cardeal
Tomko, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, para
tirar da resista o conteúdo político e socialista e injetar nela a Sã
Doutrina.
• Ele
expulsa o jesuíta Paul Valadier, diretor de "Estudes". Valadier foi um
dos 157 teólogos franceses assinaram uma carta apoiando os teólogos
rebeldes da "Declaração de Colônia".
•
Novembro. Na véspera da reunião anual da Conferência dos Bispos dos
EUA, uma nota da CDF agenda a discussão de um texto ambíguo sobre "A
responsabilidade do teólogo na Igreja."
• Don
Vittorio Cristelli, diretor do semanário diocesano "Vita Trent" é
forçado a renunciar por ter publicado uma carta semanal em que 63
teólogos italianos demonstraram seu compromisso com as idéias rebeldes
da Declaração de Colônia.
• A Congregação para a Educação Católica
encerra no Brasil o Seminário Teológico do Nordeste e Instituto do
Recife, ambos fundados por Dom Helder Camara, por cauda das heresias que
eram ensinadas lá.
• O Secretário de Estado considera que
nem a JOC (Juventude Operária Cristã) e JOC (Juventude Operária Cristã
Internacional) são reconhecidos como legítimos parceiros da Santa Sé.
Isto deveu-se a politização flagrante dos dois corpos.
• A Congregação para os Institutos
Religiosos coordena a HPLC (Conferência Latino-Americana de Religiosos)
para encontrar uma maneira de preservar os institutos da influência da
teologia da libertação.
• Setembro
19. A CDF emitiu uma Instrução recordando a obrigação de uma profissão
de fé pública de todos os que foram chamados a exercer o comércio em
nome da Igreja.
1990
• May
24. A CDF emitiu a Instrução "Donum Veritatis" sobre a vocação
eclesial do teólogo com a intenção de resolver mal-entendidos e
ambigüidades da sequência de manifestações recentes de vários teólogos
rebeldes.
• A Congregação para a Educação Católica
impede a Faculdade de Teologia da Universidade de Freiburg dar um
título honorário ao Bispo de Milwaukee, Rembert Weakland, por causa da
sua má interpretação do Concílio Vaticano II.
1991
• Dom Bartolomé Carrasco Bris foi
removido de sua posição como bispo de Oaxaca, envolvido com alguns
grupos militantes na Teologia da Libertação.
• A Santa Sé confia a Conferência
Americana de Religiosos para fazer uma verificação em todos os
institutos de infiltração em si as idéias da Teologia da Libertação.
• A revisão do conteúdo da Bíblia Paoline Stampede no Brasil, que teve antes sido apoiado por alguns teólogos da libertação.
• Visita
e acompanhamento da editora "Vozes", a mais antiga editora católica no
Brasil que tinha sido dirigida pelo franciscano Leonardo Boff. O
religioso, de acordo com suas idéias revolucionárias prefere deixar a
revista e a Ordem Franciscana no ano seguinte antes da retração pública
de seus erros.
• Por
indicação da Congregação para a Educação Católica, o Cardeal Alois
Lorscheider, arcebispo de Fortaleza expulsou e demitiu três padres
casados que ensinavam no Instituto de Teologia e Ministério, na
cidade brasileira.
• Roma proíbe o padre psicanalista Eugen
Drewermann tedesco, cujo trabalho está totalmente corrompido pela visão
anti-científica da psicanálise, assim como críticas injustificadas do
celibato sacerdotal e da organização da Igreja, de pregar. De acordo
com a sua forma de pensar secularizada, o teólogo rebelde deixa o
sacerdócio em março do mesmo ano.
1992
• Janeiro
31. A CDF condena o trabalho do canadense teólogo moral André Guindon,
sobre o tema da sexualidade por conter dissonância graves, não só com
os ensinamentos mais recentes do Magistério, mas com toda a doutrina
tradicional da Igreja.
• Na Ordem dos Dominicanos foi expulso o
padre Matthew Fox, que tinha sido repreendido pela CDF por sua rebelião
contra os ensinamentos de Cristo a respeito da moralidade sexual.
• A Santa Sé diz que não deve ser
discutido a proposta do arcebispo Rembert Weakland, Arcebispo de
Milwaukee, levantando a possibilidade de padres casados em casos de
extrema necessidade.
• Maio
28. Com a Carta "Communionis Notio" a CDF reforça a doutrina católica
contra alguns exageros sobre a questão da colegialidade episcopal.
• A Santa Sé faz uma revisão do trabalho
de um padre dominicano Philippe Denis, Faculdade de Teologia em
Estrasburgo, sobre os falsos argumentos contra a Opus Dei.
1993
• Abril
22. A assessoria de imprensa do Vaticano anuncia a declaração final do
Congresso para a Família, apresentado por Dom Lopez Trujillo. Ele
reafirma que a contracepção corrompe a comunidade cristã e a mesma deve
opor-se à legalização do divórcio.
• Julho
10. Três bispos alemães, incluindo o Cardeal Karl Lehman assinaram uma
carta conjunta afirmando que, se um divorciados e recasados saber na
consciência de que seu casamento anterior foi irremediavelmente
destruído, então poderia se aproximar da Eucaristia. A CDF publica uma
carta negando a legitimidade de tal alegação.
• 22
de outubro. O Papa reafirma fortemente a lei do celibato dos padres
para a Igreja latina. "Temos que ousar permanecer celibatário e nunca
se render".
• 28
de outubro. O Núncio Apostólico no México, Girolamo Prigione, anuncia a
excomunhão do bispo Samuel Ruiz, da Diocese de San Cristóbal de las
Casas por suas idéias revolucionárias contaminadas pela teologia da
libertação e sua rebelião aberta contra os avisos prévios.
1994
• Em janeiro de 1994, é nomeado Dino
Boffo fiel defensor público da Sã Doutrina como diretor de "Avvenire",
da Conferência Episcopal Italiana. Ele é creditado diretamente pelo
Cardeal Ruini.
• A 20 de dezembro, a Congregação para a
Doutrina da Fé publicou a carta circular "A Anni devido", para os
Presidentes das Conferências Episcopais e os chefes do "trabalho de
síntese" do Catecismo da Igreja Católica, porque algumas traduções
inglesas utilizaram uma linguagem muito secular em sua concepção da
mulher, distorcendo a verdadeira doutrina.
• O 22 de maio, com a Carta Apostólica
"Ordinatio Sacerdotalis" o Santo Padre em virtude do seu ministério de
confirmar os irmãos declarou que "a Igreja não de modo algum o direito
de conferir a ordenação sacerdotal das mulheres e que a doutrina deve
ser considerada definitiva por todos os fiéis. "
• O 14 de setembro, a CDF, na "Carta aos
Bispos da Igreja Católica sobre a recepção da Sagrada Comunhão para
divorciados e recasados", confirma a impossibilidade de dar a comunhão
aos católicos divorciados e recasados.
• Novembro. O Cardeal Pio Laghi cancelou uma conferência em Roma do teólogo da libertação Gustavo Gutiérrez.
1995
• A Congregação para os Bispos, renunciou
Dom Jacques Gaillot, bispo de Evreux (França), que causou grande
confusão entre os fiéis em seu ministério secularizado e politizado.
• Para
a indicação direta do Secretário de Estado do Vaticano, Arcebispo
Giovanni Battista Re, prefeito da Congregação para a Evangelização dos
Povos, O Cardeal Jozef Tomko remove o missionário comboniano Renato
Kizito Sesana de seu cargo de editor da revista "Gente Nueva" que
mantinha a publicação desprovida, completamente, de qualquer finalidade
missionária.
• 25
de março. Na encíclica Evangelium Vitae, o Papa repreende os
parlamentos de democracia na tentativa de aprovar leis que permitem a
interrupção voluntária da gravidez.
• A Congregação para a Doutrina da Fé
obteve do Superior da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora o comando
para enviar para a Europa por dois anos a freira brasileira Ivone
Gebara para estudar as suas teorias de teor feminista.
• Em San Salvador, Dom Arturo Rivera
Damas y, que morreu em 1995, sucessor imediato e amigo de Dom Romero
(símbolo da Igreja latino-americana da libertação) é substituído por um
bispo de Roma com uma linha totalmente diferente: o Bispo Fernando
Sáenz Lacalle, de origem espanhola, um membro da Opus Dei.
1996
• Com um editorial do L'Osservatore
Romano, o Vaticano condena o parecer de 16 pontos de uma obra dos
teólogos morais alemães que contradizem a Encíclica Veritatis Splendor,
sobre as questões fundamentais da doutrina moral. O editorial confirma
o supremacia do magistério pontifício e obediência a ele.
1997
• 02 de janeiro. A CDF excomunga por uma
comunicação datada de 02 de janeiro, o teólogo Tissa Balasuriya, porque
suas teorias contradizem as partes essenciais da fé cristã. O teólogo
vai ser restabelecido após um "mea culpa" em 1998.
• 11 de Fevereiro. O Cardeal Ruini obtém a
partir do Papa um decreto destinado a ter uma maior vigilância sobre a
Sociedade de São Paulo, especialmente a sua editora. O Papa João Paulo
II nomeou D. António Buoncristiani delegado apostólico para a
Sociedade de São Paulo, a fim de exercer todas as funções da Superiora
Geral e Superiora Provincial. O decreto especifica que a sua autoridade
se estende sobre as revistas "Vida Pastoral", "Familia Cristã" e
"Jesus", considerando o seu editorial liberal demais em questões de
moral sexual e familiar.
• Depois da visita apostólica de
seminários dos Jesuítas, no México, realizado em 1995 por Dom Javier
Lozano Barragán e tendo em causa a questão ao Arcebispo Pio Laghi,
prefeito da Congregação para a Educação Católica, o Vaticano decide
fechar o Inter Instituto e do Centro de estudos católicos na Cidade do
México, ambos dependentes da Conferência dos Institutos Religiosos, no
México (CIRM) e da Faculdade Teológica de Cristo Rei Maximus e seu
anexo, o Centro de Reflexão Teológica, gerido pela Companhia de Jesus. O
Cardeal Laghi disse que o motivo do encerramento é a confusão e
controvérsia que se espalharam em várias instituições por causa de sua
escolha para a Teologia da Libertação.
• Com estas e outras medidas, é desmontado o trabalho pastoral de Dom Mendez Arceo dissidentes, o antigo bispo de Cuernavaca.
• O
Arcebispo Tarcisio Bertoni, secretário da CDF, enviou uma carta
chamando a atenção para a Conferência dos Religiosos da Colômbia, para
os graves desvios encontrados no relatório do Primeiro Encontro
Nacional da Vida Religiosa, realizada em Bogotá em abril 96 e publicado
no jornal colombiano Vinculum Clero Conferência. O relatório contém um
estilo persistente, agressiva e crítica contra a hierarquia da Igreja.
• Com uma instrução interdepartamental em
15 de agosto assinado pelos chefes dos vários departamentos da Cúria
Romana, a Santa Sé restaura a colaboração dos leigos no ministério
sacerdotal.
• Em 20 de setembro Dom Jorge Medina
Estévez, Pró-Prefeito da Congregação para o Culto Divino, escreveu para
o Dom Anthony Pilla, presidente da Conferência Episcopal Americana,
para dizer que a tradução inglesa dos livros litúrgicos aprovados pela
Bispos dos EUA não expressa corretamente o significado do texto latino e
não está isento de questões doutrinárias. Oito cardeais americanos
estavam em Roma com Dom Medina Estévez e Cardeal Ratzinger nesta
ocasião.
• O movimento "Nós Somos Igreja" leva a
Roma 2,5 milhão de assinaturas de católicos de vários países que pedem
uma série de reformas (igualdade de oportunidades entre homens e
mulheres de entrar no sacerdócio, o celibato opcional para os padres,
envolvendo toda a Igreja local a eleição de seus pastores e de comunhão
para os divorciados que voltaram a casar. Todos os pedidos foram
ignorados por João Paulo II que disse: "A Igreja não é uma democracia."
• Três sacerdotes coreanos, Pe. John Sye
Kong seok e Pe Paulo Cheong Yang-mo (ambos professores da Universidade
Sogang em Seul, dirigida por jesuítas) e Pe Edouard Ri Je-min
(professor da Universidade Católica e editora da Skinghak Kwangiu
Chonmang) são repreendidos pela Conferência Episcopal da Coreia do Sul
que retirou o direito de publicação de suas idéias que não são
conformes à doutrina católica, especialmente nas questões relativas às
mulheres sacerdotes, o celibato sacerdotal e a evangelização na
inculturação. A origem desta repreensão é uma carta escrita pelo Cardeal
Joseph Tomko, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos a
Conferência Episcopal.
1998
• A CDF reabre a verificação da teologia
da libertação do teólogo peruano Gustavo Gutiérrez, que tem provocado
conflitos na América Latina, pelo menos desde 1983.
• A CDF faz alguns comentários sobre o
livro "O poder papal. A alteração da proposta ao catolicismo no
Terceiro Milênio" do teólogo australiano Paul Collins.
Infelizmente Collins deixou o sacerdócio em 2001, afirmando a sua concordância com as heresias em seu livro escrito.
• A Congregação para o Clero, presidida
pelo Cardeal Dario Castrillon Hoyos, determina que o bispo inglês Dom
Peter Smith, que remova textos religiosos para o ensino médio que visa
promover as idéias da Teologia da Libertação.
• N
º 24 de junho. A CDF publica uma nota afirmando que o trabalho do
índio jesuíta Anthony de Mello contém posições incompatíveis com a fé
cristã.
Infelizmente, os livros de Mello ainda estão presentes em muitas livrarias católicas.
• Com o Motu Proprio Ad fidem Tuendam
João Paulo II torna ainda mais clara a aplicação da Profissão de Fé de
1989. A carta é acompanhada de uma Nota Doutrinária da CDF que ilustra
que qualquer teólogo deve explicitamente se comprometer e firmemente a
acolher todas as verdades proclamadas de forma definitiva pelo
Magistério, sem uma definição explícita de um dogma. Nesta categoria,
diz a carta, é definitivo o magistério pontifício sobre a ordenação
sacerdotal que é reservada exclusivamente para os homens.
• 21 de Maio. Com o Motu Proprio
Apostolos suos, o Papa esclarece a natureza e as competências das
Conferências Episcopais. O documento dá razão em caso de desacordo, a
natureza doutrinária pastoral e não da própria Conferência.
• A CDF recebe denúncias e proíbe o
ensino de Jacques Dupuis, teólogo da Pontifícia Universidade
Gregoriana, especialmente do seu livro "Para uma teologia cristã do
pluralismo religioso". A sentença foi emitida em 24 de janeiro de 2001
em uma nota que afirma que no livro do jesuíta são notáveis
ambigüidades e dificuldades em importantes pontos doutrinários que
podem levar o leitor em opiniões errôneas ou perigosas.
• A Congregação para a Educação
Católica, cujo presidente é o Cardeal Pio Laghi, tirou da cadeira de
Filosofia do Direito na Pontifícia Universidade Católica do Sagrado
Coração de Milão, o professor Luigi Lombardi Vallauri que tivera a
imprudência de espalhar a sua bizarra teoria sobre o inferno, o pecado
original, a autoridade do magistério e da moralidade sexual.
• No Peru, para substituir o Cardeal
Augusto dos Jesuítas, Vargas Alzamora, que foi primaz da Igreja Católica
em Lima, há nove anos, é chamado de membro do Opus Dei, Cardeal Juan
Luis Cipriani, apesar da pressão da mídia provocadas por alguns
clérigos. O Arcebispo que havia sido chefe da Arquidiocese de Ayacucho
durante dez anos, era famoso pela caridade pastoral forte contra os
seguidores da teologia da libertação marxista e sua condenação absoluta
do terrorismo para o socialismo.
1999
• Suspenso a divinis pároco americano Jim Callan para "contra a obediência."
• A 12 de março o presidente da Ação
Católica Italiana, Paola Bignardi, em entrevista ao jornal Avvenire,
corrigi as declarações que haviam feito ao jornal socialista L'Unita,
sobre a chamada "parceria doméstica".
• O 06 de abril, A CDF corrige numerosas
"propostas de mudança" formalizado em uma espécie de sínodo chamado
"Diálogo para a Áustria", particularmente no que diz respeito à
contracepção, à comunhão para divorciados e recasados e os sacerdotes
casados.
• O 18 de setembro, o secretário de
Estado e da CDF ordenou a retirada dos católicos nos escritórios do
estado do sistema na Alemanha, onde, por lei, qualquer mulher que
deseja fazer um aborto deve obter um certificado de tal aconselhamento.
• Domingo,
27 de Junho, a Sagrada Rota Romana proíbe a tradução de um livreto
infame intitulado "Gone with the Wind, no Vaticano." O porta-voz
mencionou que o co-autor do panfleto, Monsenhor Luigi Marinelli, é
convocado para o Conselho Pontifício e foi aberto um processo de
suspensão a divinis.
2000
• A 14 de janeiro, em uma carta ao
presidente da Comissão Internacional para a liturgia em inglês, Bispo
Maurice Taylor, o secretário da Congregação para o Culto Divino e
Disciplina dos Sacramentos o Arcebispo Francesco Pio Tamburrino, requer
a remoção de todas as cópias do Livro de Salmos Litúrgicos traduzida
em inglês por conter graves erros doutrinais e prejudiciais à fé.
• No decurso do ano, na Conferência dos
Bispos Católicos em EUA é aprovada com 223 votos a favor e 31 contra, a
aplicação da Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesia (João Paulo II,
15 agosto, 1990), em que o Santo Padre pediu para tomar medidas para
reafirmar a identidade da Universidade Católica e que os professores
devem ter referências do bispo para ensinar nessas instituições. Os
bispos americanos coordenam os estatutos das universidades católicas
que devem depender da hierarquia de institutos religiosos ou de outra
entidade jurídica, e o Conselho de Administração será formado
principalmente pelos católicos comprometidos com a Igreja, que a
universidade deveria fiscalizar o recrutamento de professores
católicos, de modo que o corpo docente seja composto principalmente por
pessoas que testemunham a sua fé. Também, para aqueles professores que
ensinam disciplinas teológicas, deve haver uma autorização escrita do
bispo.
• Todas estas medidas foram propostas
pelo Cardeal Ratzinger no ano passado em uma série de conferências em
que o Prefeito da CDF tinha avisado para não foco ao modernismo aos
católicos que participam nas universidades.
• No México, a Santa Sé transferiu ao
bispo Raúl Vera López da diocese de Saltillo. Dom Vera havia sido
enviado antes, em 95, como Bispo Coadjutor da Diocese de San Cristóbal
de las Casas, para receber a seqüência de D. Samuel Ruiz, devido a
problemas com a teologia da Índia, mas aconteceu um turbilhão de
acontecimentos, juntamente com a pressão da mídia, que o confundiu com o
bispo coadjutor e viu a necessidade de mudança menos turbulenta.
Infelizmente D. Raul Vera continuou, a partir de Saltillo,
manifestações públicas de desacordo doutrinário, principalmente em apoio
das uniões homossexuais e exibe o orgulho gay, vai contra os
ensinamentos da Igreja.
• Em junho de 2000, durante uma
conferência em São Paulo, com o tema "Aids e os desafios para a Igreja
no Brasil", é atribuído ao Bispo de Goiás, Dom Eugênio Rixen, a frase
"entre o preservativo e a propagação da SIDA, somos forçados a escolher
mal menor ".
• O presidente do Conselho Pontifício
para a Pastoral da Saúde, Dom Lozano Barragán, sugeriu e obteve, a
Conferência Episcopal a distribuição de uma nota explicativa, que
afirma que o uso de preservativos em qualquer circunstância, é
contrárias à doutrina de Cristo.
• A Santa Sé pressionou o governo
italiano para impedir a celebração do orgulho gay. No dia seguinte, no
Angelus, o Papa expressou sua amargura para o insulto ao Grande
Jubileu do ano 2000 e ao insulto aos valores cristãos de uma cidade tão
querida ao coração dos católicos do mundo inteiro.
• 06 de agosto. Com a declaração Dominus
Iesus, a CDF afirma a unicidade da salvação em Cristo, afirmando,
implicitamente, a ortodoxia da teologia chamada da Ásia.
• Dom
Claudio Hummes é nomeado sucessor do Cardeal Paulo Evaristo Arns, de
ponta expoente da Teologia da Libertação. A nomeação do Bispo com a
ordem explícita da Santa Sé para a reorganização da diocese, desencadeia
uma pressão da mídia forte, dirigida pelos padres, que exigiu a
nomeação de bispo da Teologia da Liberção como o bispo de Mariana e
ex-presidente da Conferência dos Bispos do Brasil, Dom Luciano Mendes de
Almeida. Foram ignorados.
• °
de julho. A Congregação para o Culto Divino emitiu uma Instrução Geral
do Missal Romano que serve como introdução para a nova versão do
Missal.
• Setembro
de 2000. É vetado de vez a publicação da revista "Segno Sete" da Ação
Católica Italiana, que em diversas ocasiões manifestou opiniões
divergentes sobre o ensino da Igreja na política, eclesiástica e moral.
• 30 de Novembro. A CDF retira do ensino o
teólogo austríaco Reinhard Messner, que argumentou que, em caso de
conflito, é sempre a tradição que deve ser corrigido pelas Escrituras e
não as Escrituras, que deve ser interpretado à luz uma tradição mais
recente (ou de uma decisão do magistério).
2001
• No.
22 de fevereiro. A CDF obriga o teólogo espanhol redentorista
P.Marciano Vidal para recolher as suas opiniões sobre a contracepção,
aborto, homossexualidade, que não é de a doutrina de Cristo.
• A CDF iniciou uma investigação sobre
as teorias de Pe Jesuíta Roger Haight, cujos escritos parecem ambíguos
no critério cristológico.
• A Santa Sé proibiu irmã Joan
Chittister, teóloga beneditina americana de participar em junho, em
Dublin, da Conferência da rede global para a ordenação de mulheres.
• Com uma comunicação (17 de setembro), o
Cardeais Ratzinger, Medina Estévez e Dario Castrillon Hoyos (prefeito
da Congregação para o Clero) negam a possibilidade de ordenação de uma
diaconisa. O documento é interpretado por alguns como uma referência
indireta ao bispo Samuel Ruiz, da diocese mexicana de San Cristobal de
las Casas.
• Na Exortação Apostólica Ecclesia in
Oceania, o Papa deixa claro aos Bispos da Oceania sobre as questões
apresentadas no Sínodo de 1998 nas atitudes em relação aos divorciados e
recasados .
• Em
25 de dezembro, o Santo Padre agremia na plena comunhão com a Igreja
os padres do Brasil que haviam se tornado pseudo tradicionalistas e
que, devido ao clima na Igreja Brasileira, trouxeram consigo toda a
diocese de Campos. Esses padres foram suspensos das ordens por serem
"lacaios" do bispo cismático Marcel Lefebvre, que teve bispos ordenados
ilicitamente. Após a confirmação da plena comunhão, o Papa nomeou como
administrador apostólico Dom Licínio Rangel, que tinha feito o pedido
de reconciliação e autoriza-o a celebrar a Missa segundo o Missal de
Pio V.
• O suíço frade franciscano Menor Imbach
Josef, professor de Teologia Fundamental na Pontifícia Faculdade de
Teologia de São Boaventura, em Roma, é obrigado a deixar o cargo por
causa dos comentários da CDF sobre um livro escrito por ele em que
levanta questões da historicidade dos acontecimentos milagrosos contada
no Novo Testamento. Com uma bula Monitum de 05 de julho, Ratzinger
anunciou a excomunhão (a menos que haja um arrependimento - que não era
- antes de 22 de julho), de sete mulheres e do bispo argentivo que, em
29 de junho, em um navio que navegava do Danúbio, entre a Áustria e a
Alemanha, tinham sido "ordenadas" pelo próprio.
• Uma declaração (17 de Outubro), da
Comissão Teológica Internacional, chefiada pelo Cardeal Ratzinger afirma
que razões teológicas e históricas impediam a ordenação de diáconos
mulheres.
• Em 22 de novembro, o abade de
Montevergine, Pe Giovanni Tarcisio Nazzaro, emitia contra o Pe
Vitaliano Della Sala - um padre controverso de 39 anos, conhecido por
sua atividade como um defensor dos socialistas, comunistas e
anti-globalização - um decreto (precedido de dois avisos canônicos em
2000 e 2001), comunicou-lhe a retirada das suas funções de pároco da
paróquia de San Giacomo em Sant'Angelo um Scala (Avellino, Nápoles).
2002
•
Em 8 de dezembro de 2002, o Conselho Pontifício para a Família, com o
prólogo do prefeito da Congregação, o Cardeal Alfonso Lopez Trujillo,
apresenta "Lexicon. Ambíguo e questões controversas sobre a vida
familiar, e as questões éticas ", um livro no qual ele expressa e
discute com autoridade e eficiência, a doutrina proposta pelo
magistério do Papa, sobre todas as questões discutidas no âmbito da
rede teólogos da Igreja rebeldes (contracepção, divórcio,
homossexualismo, as relações entre a ética cristã ea lei civil).
• 16 de Maio. O Cardeal Medina Estévez,
prefeito da Congregação para o Culto Divino, em uma carta datada de 16
de maio diz que é "absolutamente desaconselhável", "irresponsável" e
"arriscada" a ordenação de homossexuais.
2003
• A Congregação para os Institutos de
Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica anuncia (15 de
janeiro) para os Superiores Gerais que a CDF solicitou a exclusão dos
transexuais da vida religiosa.
• 25 de Janeiro. Com um decreto da CDF,
que emana "do Sumo Pontífice João Paulo II, a decisão suprema e final,
sem possibilidade de recurso" - Dom Franco Barbero comunitários Base
Pinerolo é suspenso do sacerdócio. Infelizmente, o sacerdote, apesar
das repetidas advertências do seu bispo, teve várias vezes e
publicamente abençoado "casamento" de homossexuais e pregou uma revolta
generalizada contra a Igreja de Cristo, em particular entre os de
estilo europeu "de base".
• Na "Semana de Oração pela Unidade dos
Cristãos" na audiência de quarta-feira, o Papa reafirma que só o
primado de Pedro é o garante da unidade.
• A CDF propõe e obtém da Conferência
Episcopal Espanhola, um comunicado à imprensa relatando que a tese
sobre Jesus Cristo, contida em um livro do teólogo Juan José Tamayo,
contém graves erros doutrinais.
• Ratzinger confirma excomunhão de mulheres padres ordenados na Áustria.
• 03 de junho. Cardeal Ratzinger publica
"Considerações sobre propostas relativas ao reconhecimento legal das
uniões entre pessoas homossexuais", os parlamentares pediu aos
católicos de alguma forma impedir a aprovação de leis que suportam
qualquer equação entre o casamento e a união do mesmo sexo.
• 17
de abril, com a Encíclica Ecclesia de Eucharistia, o papa reafirmou a
doutrina da "transubstanciação" formulada pelo Concílio de Trento e
proíbe qualquer "intercomunhão". A encíclica reafirma na Igreja
Católica divorciados e recasados não podem receber a Eucaristia, e
lamenta o abuso do pós-Concílio na liturgia.
• 24
de maio. Em nome do Papa, o Cardeal Castrillon Hoyos celebrou na
Basílica de Santa Maria Maggiore, a Missa no rito de São Pio V, para a
comunidade "tradicionalista" que permanece fiel à Sé Apostólica.
• 04
de junho. É suspenso a divinis Pe Bernard Kroll, que celebrou uma
espécie de missa protestante no dia 31 de maio diante de 2500 pessoas
desconfigurando o real sentido de ecumenismo. Pastores protestantes
distribuiram a comunhão aos fiéis luteranos e católicos tomaram o pão e
vinho protestante no sentido de jantar do Getsêmani.
•
Junho. O Conselho Pontifício para a Família é denunciado por expoentes
radical-liberal italiano para a publicação do Lexicon, termos
controversos da vida familiar e questões de bioética (EDB) em que se
justifica, tanto à luz da razão , como os textos do Magistério, a
desaprovação da homossexualidade.
• A 07 de outubro, o Arcebispo Keith
Patrick O'Brien de Edimburgo, na Escócia, prestes a receber a nomeação
de Cardeal se tornando o assunto de difamação na imprensa, recitou uma
solene profissão de fé em que reafirmou o celibato sacerdotal
obrigatório a imoralidade dos atos homossexuais e a plena adesão ao
Magistério da Igreja sobre a contracepção.
• A 19 de outubro, o Núncio do Vaticano
na Venezuela, Dom André Dupuy, condenou o regime socialista de Hugo
Chávez em um discurso no jornal "El Nacional" e definida como uma
tragédia humana que a situação que o país enfrenta.
• Também em 19 de Outubro, o Cardeal
Martino e Herranz, nota que a população está enfrentando uma onda de
fundamentalismo laico, que pretende tornar a religião laico do Estado,
com o perigo da introdução de uma forma de totalitarismo.
• O 22 de novembro de 2003, sai uma
carta do Papa para o centenário do Motu Proprio sobre as preocupações em
música sacra. O Papa fala da necessidade de purificar expressões do
estilo "inovador" que não estão em consonância com a solenidade e a
grandeza do ato a ser comemorado. Nos diz que ele deve respeitar os
critérios específicos, tais como a busca de expressões musicais, que
correspondam à participação necessária de toda a assembléia na
celebração e evitar, ao mesmo tempo, qualquer concessão à leviandade e à
superficialidade. Ratifica o canto gregoriano como o modelo supremo da
música sacra.
• A 04 de dezembro, publicou a Carta
Apostólica Spiritus et sponsa, o Papa João Paulo II, o XL aniversário
da Constituição Conciliar sobre a Liturgia. Ele lembra a seriedade
necessária dos ritos litúrgicos e avisa que o incumprimento das normas
litúrgicas leva a graves abusos, obscurecendo a verdade do mistério e
da confusão e tensão entre o Povo de Deus. O Papa também pediu para ser
cultivada dentro das comunidades a experiência do silêncio, uma
excelente forma de participação activa na liturgia, como recomendado
pelo Concílio.
2004•
A 25 de março a Congregação para o Culto Divino Educação emite a
instrução "Redemptionis Sacramentum, um documento sobre algumas coisas
que devem ser observados e evitar acerca da Santíssima Eucaristia. Os
fiéis que vêem onde esses abusos são permitidos devem relatá-lo ao
Bispo ou Santa Sé.
• O 31 de maio, a Congregação para a
Doutrina da Fé publicou a Carta aos Bispos da Igreja Católica sobre a
colaboração do homem e da mulher na Igreja e no mundo no qual, entre
outras coisas, confirmou a diferença entre refutou os sexos ea teoria
de gênero, a base teórica da legitimidade dos chamados "uniões
homossexuais."
* 20 de Junho. Pe. Fabrizio Longhi é
removido da paróquia de Nossa Senhora Assunta ao Rignano Garganico
(Diocese de San Severo), que, na noite de 24 de dezembro, havia
confiado a tarefa de dar a homilia à Pasquale Quaranta, jornalista e
membro do movimento militante gay .
• Fontes da imprensa revelam uma carta
ao Arcebispo de Washington, Theodore McCarrik, e o presidente da
Conferência Episcopal, Dom Wilton Gregory, que contém uma proibição
total da Congregação para a Doutrina da Fé, de dar a comunhão a
políticos católicos que apóiam o aborto americanos.
• Em setembro, membros do clero unidos ao
movimento Nós Somos Igreja são suspensos. D Aitor foi o autor dos
erros em matéria de moral, característica desse movimento, sobre o
comportamento público e privado dos homossexuais.
• A 07 de outubro, na conclusão do ano
especial dedicado ao Rosário, o Santo Padre assinala o Ano da
Eucaristia. Na Carta Apostólica Mane nobiscum Domine, o Papa volta para
o centro do drama de seu pontificado: um grande mistério, a
Eucaristia! Um que, acima de tudo deve ser bem comemorado. A missa é o
centro da vida cristã, e todas as comunidades deve ser comemorado com
dignidade, em conformidade com as normas estabelecidas. "Solicita a
ênfase a ser dada aos momentos de silêncio tanto na festa como na
adoração Eucaristia. É necessário que a maneira de tratar a Eucaristia
por parte dos ministros e os fiéis são caracterizados por um profundo
respeito.
2005
• A 09 de janeiro, o Núncio Apostólico no
Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, manda Dom Pedro Casaldáliga, bispo
"base" popular e da guerrilha em São Félix do Araguaia no Brasil,
abandonar a cidade antes da chegada de seu sucessor .
• A 10 de janeiro, a mensagem ao Corpo
Diplomático acreditado junto à Santa Sé, o Papa coloca todos os outros
problemas enfrentados pela humanidade, incluindo a fome "o desafio da
vida." Listagem dos fatores que fazem uma "cultura da morte": o aborto,
inseminação artificial, clonagem, eutanásia, uniões homossexuais e
parcerias domésticas, o Papa afirmou que "o Estado, tem a principal
tarefa da proteção e promoção da vida humana. "
• A 13 de janeiro, o Santo Padre recebeu e
felicitou o Presidente da Região do Lácio, Francesco Storace, o membro
honorável da política italiana, e expressou sua satisfação profunda na
aprovação do Estatuto da região do Lácio, que enfatiza o papel de Roma
como o centro do catolicismo, reconhece explicitamente o primado do
indivíduo eo valor fundamental da vida. Ele também reconhece os
direitos da família como sociedade natural fundada no matrimônio e
pretende apoiá-la no cumprimento de suas função social.
• A 24 de janeiro, recebeu os bispos
espanhóis em visita "ad limina Apostolorum", o Papa denunciou o
contexto social está se tornando uma mentalidade inspirada pelo
secularismo, uma ideologia que leva gradualmente, mais ou menos
conscientemente, a restrição da liberdade para promover ignorância ou
desprezo da religião, relegando a fé à esfera do privado e opondo-se a
sua expressão pública.
• A 07 de fevereiro, a Congregação para a
Doutrina da Fé, dá aviso de condenação do livro Jesus Symbol of God,
escrito por Padre Roger Haight, SJ, envolvendo a negação da missão
salvífica universal de Jesus Cristo e, portanto, , a missão da Igreja
da lista de presentes e Cristo como o Salvador de todos os homens.
• A 21 de fevereiro, em uma mensagem à
Pontifícia Academia para a Vida, o Santo Padre reafirma fortemente a
condenação do aborto, inseminação artificial, eutanásia e afirma que "a
saúde não é um bem absoluto"
• A divinis 22 de fevereiro, é suspensa
por seis meses, Don Vitaliano Della Sala, um padre italiano da paróquia
de San Angelo um Scala, para participar de eventos junto com os
comunistas e anti-globalização.
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